Regulamento

REGULAMENTO CIENART VIRTUAL (X FEIRA CIENTÍFICA DE SERGIPE) – Fevereiro e Março de 2021

1. Formato da Feira

A CIENART VIRTUAL será realizada em plataforma virtual de eventos, devendo as equipes apresentar um vídeo e um banner eletrônico.

O vídeo deve ter participação de todos os alunos inscritos, com duração entre 5 e 15 minutos. Deve ser disponibilizado no YouTube e o link deve ser enviado para cienart.sergipe@gmail.com. O banner deverá seguir o modelo disponibilizado pela organização do evento. O link para o vídeo e o arquivo com o banner devem ser enviados até o dia 20/02/21

Durante a realização da CIENART VIRTUAL, serão criadas salas virtuais de exposição, para interação dos jovens pesquisadores com os avaliadores, outros pesquisadores e com o público em geral.


2. Inscrições


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online no site www.cienart-se.com.br, pelo professor coordenador da equipe. O prazo final para as inscrições é 06/02/21.

No ato da inscrição, será solicitado um resumo do trabalho.

O resumo deve ser um parágrafo único, contendo de 150 a 250 palavras, que permita ao leitor recuperar as informações relativas ao problema de pesquisa, objetivos do trabalho, escola(s) e série(s) envolvida(s), metodologia e (se houver) resultados e discussão. Ao final, deve ressaltar os conteúdos de ensino abordados e a contribuição deste trabalho para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Não deve conter referências bibliográficas nem tópicos.



3. Modalidades


A: Artes (Música, Teatro ou Dança com a temática da Ciência e Tecnologia) escolas públicas e particulares – 6º ao 9º ano e ensino médio.

B: Ciências (todas as áreas) escolas públicas e particulares – 6º a 9º ano.

C: Ciências (todas as áreas) escolas públicas e particulares – ensino médio.


4. Equipes


Coordenador do projeto: O coordenador do projeto deve ser um professor em regência de classe (de 6º ano de ensino fundamental até 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante, em escola pública ou particular do estado de Sergipe) no ano da Feira ou ano letivo anterior, ou coordenador de projeto financiado e que tenha bolsista PIBICJR vinculado. Cada equipe deve ter apenas um coordenador e este será responsável pela inscrição do trabalho, envio do artigo, fornecimento de informações e repasse à equipe das instruções relativas à apresentação.

Professor colaborador: Cada equipe pode até 3 professores colaboradores, em regência de classe no ensino fundamental, médio ou superior, no ano da Feira ou ano letivo anterior.

Alunos: as equipes devem ter no mínimo 2 (dois) e no máximo 10 (dez) alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante da Educação Básica, regularmente matriculados em instituição de ensino no estado de Sergipe, ou que tenham cursado o último ano em 2020. Trabalhos inscritos sem o número mínimo de 2 (dois) alunos serão desclassificados. Alunos de séries diferentes e/ou escolas diferentes podem fazer parte de uma equipe coordenada pelo mesmo professor. No caso de alunos de séries diferentes, a equipe será avaliada de acordo com a série mais avançada. No caso de equipes com alunos de escolas públicas e particulares, a equipe será classificada junto às escolas particulares.

PIBICJr: Trabalhos desenvolvidos por bolsistas PIBICJr devem ser inscritos em uma das modalidades detalhadas no item 3, respeitando o número mínimo de 1 (um) e máximo de 10 (dez) alunos por trabalho.


5. Número máximo de trabalhos


Professor/colégio: não há limite para inscrição de trabalho por colégio. Cada professor pode participar como coordenador de, no máximo, 2 projetos, podendo ser colaborador em outros projetos inscritos.

Aluno: cada aluno só poderá estar inscrito em um trabalho de cada modalidade. Caso seja detectada a participação do mesmo aluno em dois projetos de uma mesma modalidade, os dois trabalhos poderão ser desclassificados sem aviso prévio.


6. Seleção dos trabalhos:


A ordem de prioridade na seleção será:

1. Trabalhos premiados nas Feiras Associadas à CIENART

2. Trabalhos apresentados na CIENART 2019 (a pontuação obtida na Feira será usada como critério, ou trabalhos desenvolvidos por bolsistas PIBICJr com bolsa vigente em 2019 ou 2020.

3. Outros trabalhos que se enquadrem nesse regulamento.

7. Período de realização:

A CIENART VIRTUAL será realizada de 28 de fevereiro a 6 de março de 2021, período em que os avaliadores pontuarão os trabalhos


8. Avaliação:


A avaliação dos trabalhos de Ciência (todas as áreas) será feita por professores da UFS, Unit ou IFS, ou por pesquisadores de Institutos de Pesquisa. Serão analisados o vídeo, o banner eletrônico e a apresentação feita pelos alunos na sala virtual.

Os itens de avaliação serão:

i. caráter investigativo (O trabalho seguiu metodologia científica? A metodologia seguida ficou clara no banner ou no vídeo apresentado?),

ii. interdisciplinaridade e inovação (Nível de interesse despertado pelo trabalho),

iii. contribuição para o processo de ensino-aprendizagem (Foram abordados conteúdos curriculares de uma ou mais áreas?) ,

iv. desempenho dos expositores (Os membros da equipe interagiram com os avaliadores na sala virtual? O trabalho foi exposto com clareza? Os apresentadores tinham domínio do conteúdo?),

v. atendimento ao tempo do vídeo – de 5 a 15 min.

A avaliação da categoria Artes (Música, Teatro ou Dança com a temática da Ciência e Tecnologia) será feita por artistas ou professores com conhecimento e experiência na área. Serão avaliados o vídeo e o banner eletrônico, que deverá conter as etapas de desenvolvimento do trabalho.

Os itens de avaliação dos trabalhos artísticos serão:

i. relação entre arte e ciência/tecnologia,

ii. qualidade da apresentação.

iii. interdisciplinaridade, inovação, contribuição do trabalho para o processo de ensino-aprendizagem,

iv. atendimento ao tempo do vídeo – de 5 a 15 min.

9. Premiação:

As equipes premiadas receberão certificado, brindes e bolsas de PIBICJr. No total, serão concedidas 20 bolsas com duração de 1 ano.

Os demais trabalhos indicados pela comissão avaliadora poderão receber menção honrosa.

O coordenador do trabalho com maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 1500,00 (mil e quinhentos reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na próxima CIENART.

O coordenador do trabalho com a segunda maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 1000,00 (mil reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na próxima CIENART.

O coordenador do trabalho com a terceira maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na próxima CIENART.